Blog

Soluções construtivas Passive House – PARTE 1

Autor: Gil Ferreira da Silva
04/05/2022


Este artigo inaugura aqui no blog uma nova série dedicada a soluções construtivas dos edifícios Passive House.

 

Como ponto de partida vamos considerar algumas das soluções construtivas possivelmente mais correntes em Portugal, a parede de alvenaria com revestimento exterior ETICS (External Thermal Insulation Composite System que em português significa “Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior”) e revestimento interior em gesso cartonado. Neste contexto vamos analisar a implementação de vãos na envolvente opaca.

Conheça os Nossos Parceiros Estratégicos – SAINT-GOBAIN

Autor: PassivHaus
22/04/2022


Aqui no blog não nos cansamos de reforçar a importância da envolvente, quer a opaca quer a transparente, no desempenho energético do edifício. Felizmente a Saint-Gobain tem soluções para ambas. Desde soluções de isolamento pelo exterior de paredes, passando por soluções eficientes de ligação das janelas e portas às paredes até soluções eficientes para coberturas.

Entrevista Pedro Rio | Habitar uma casa com a aplicação dos princípios Passive House

Autor: Margarida Gamboa
13/04/2022


Pedro Rio é um informático que desde há alguns anos se interessa pela qualidade do ar interior. Quando em 2019 começou a procurar casa para a família soube que queria conforto e saúde. E encontrou as respostas no conceito Passive House.

 

Mora desde setembro de 2021 numa moradia geminada de dois andares com 116 m2 de área útil, na área metropolitana de Lisboa, que comprou já com projeto aprovado e onde fez ao longo da construção as alterações necessárias para a aproximar ao máximo o conceito. Quais as dificuldades? Os desafios? As principais alterações? Os resultados?

Conheça os Nossos Parceiros Estratégicos - ROCKWOOL

Autor: Inbuild
30/03/2022


A ROCKWOOL, produtor de isolamentos térmicos e acústicos e parceiro da Associação PassivHaus Portugal, tem soluções em lã de rocha para estas aplicações: ETICS, fachada ventilada, coberturas e até para isolamento pelo interior.

Conheça os Nossos Parceiros Estratégicos - SOUDAL

Autor: Inbuild
08/03/2022


A estanquidade ao ar tem que ser assegurada e as trocas de ar descontroladas com o exterior (quase) não devem existir. No entanto, em elementos rígidos e com dilatações e contrações devido a diferença de temperatura é difícil garantir que não há fugas, é aqui que o parceiro Soudal entra, apresentando soluções para este problema.

1 
2 
3 
4 
5 
6 
7 
8 
9 
10 
11 
12 

Subscreva a Newsletter Passivhaus Portugal

   
   
© 2018 Associação Passivhaus Portugal
by INOVAnet

Associação Passivhaus Portugal